Renovação

Colégio  João de Barro

Comunicado n.º 075.2012                                           Rio,09/10/2012
                                                “PELA PAIXÃO DE ENSINAR  E O DESEJO DE INOVAR'

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA  - Ano Letivo de 2013

AOS RESPONSÁVEIS,

Desde 2001, o Projeto Político-Pedagógico vem sendo construído e desenvolvendo temas para novos caminhos, para uma escola diferente. Todas as questões que envolvem o fazer pedagógico e as suas relações com o currículo, conhecimento e com a função social da escola, obriga a um pensar e uma reflexão contínua de todos que são envolvidos neste processo. O que queremos que o Colégio João de Barro construa?
Que conhecimentos serão necessários aos nossos alunos, o que a nossa comunidade local precisará ter para de fato exercer a sua cidadania, em uma sociedade tão cheia de conflitos. Conflitos estes que estão presentes no espaço escolar, nas relações pessoais, no confronto das ideias, e também do surgimento de novas concepções, das dúvidas e da necessidade do diálogo entre os educandos/educadores e a família.
São conhecimentos adquiridos no decorrer de 29 anos de ensino, são resultados de um esforço conjunto dos profissionais da educação, dos pais e funcionários de todas as áreas não somente pedagógica, desta unidade escolar, mas também de todos os alunos que por aqui passaram e continuam frequentando com o objetivo de respaldar as ações administrativas e pedagógicas no âmbito desta escola e de toda comunidade.
Sabemos que nenhum Projeto Político-Pedagógico pode ser dado como pronto e acabado sob pena de se cristalizar e deixar de acompanhar os movimentos da história.
Portanto, nossa reflexão continua baseada principalmente na prática pedagógica cotidiana e na discussão dos referenciais teóricos que nos encaminhem para uma “práxis” responsável e compromissada com uma escola particular de qualidade.
         O projeto a ser apresentado no ano letivo de 2013 está em perfeita sintonia com os dias atuais, face sua ampla abrangência e visa a utilizar o evento mundial: Copa do Mundo de 2014 que poderá desenvolver habilidades em nossos alunos, essas habilidades serão trabalhadas no decorrer do ano letivo de 2013 e 2014. Durante o ano discutiremos aspectos como: Localização geográfica dos países participantes, história, formação desses povos, traços culturais e comportamentais, música, dança, cinema, TV, saúde, educação, preferências culinárias e modelo político-econômico. Além disso, estudaremos também o futebol: sua história, criação, seleções do mundo, regras e posições. É um espetáculo de proporções gigantescas que movimenta bilhões de dólares e milhões de espectadores pelo mundo a fora. Por ser um assunto tão atual e mobilizador, fácil de conseguir dados e informações que podem ser aproveitados por professores e alunos como fontes de pesquisa que ajudam a ampliar o repertório dos estudantes por meio de atividades que contam de saída, com o envolvimento e o interesse de grande parte deles. Este material é uma boa oportunidade para envolver os alunos num trabalho que abrange várias áreas e disciplinas do currículo, garantindo a interdisciplinaridade, com um enfoque diferenciado e atual.
C.J.B NA COPA E O RIO DE JANEIRO NO MUNDO, Sediando a Copa do Mundo em 2014, temos tudo para  garantir muita comemoração e alegria de continuarmos a ser o país que ostenta o maior número de títulos mundiais da história do futebol. Muito investimento, muitas promessas e muita correria.

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2013

Estaremos a partir do dia 22 de outubro iniciando as renovações de matrícula para o ano letivo de 2013.
         Os responsáveis receberão na reunião do 3º bimestre, dia 20/10, (sábado), uma pasta – Kit de Matrícula - com instruções necessárias à realização da renovação de matrícula. O objetivo deste kit é facilitar e agilizar este procedimento para o conforto e bem estar da família. Acreditamos que, seguindo rigorosamente todas as informações nele contidas, o responsável ganhará tempo no ato da matrícula de seu filho.

Constarão desta pasta: Circular Explicativa, Ficha de Renovação de Matrícula, Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, Boleto Bancário da Taxa Administrativa, Calendário Letivo 2013, Circular do Seguro Escolar e Circular do Curso de Inglês – Yes ( parceria com o CJB )  . Prazo de Renovação até 07/12/2012.

Atenção!!!

“BOLSÃO 2013”

Estarão abertas as inscrições para a concessão de Bolsas de Estudo aos alunos que cursarão o 6º ano do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio no Ano Letivo de 2013.
As inscrições serão feitas na Secretaria do Colégio a partir do dia 10/10/2012 até 12/12/2012, no horário normal de funcionamento da Secretaria.
        Todas as informações necessárias ( Documentação, vagas, gabarito, classificação..) estão contidas nos Editais nºs 01/2012 (6º ano escolar) e 02/2012 (Ensino Médio), os quais estarão à disposição dos interessados na Secretaria do Colégio e,também, disponíveis em nosso site,
(www.colegiojoaodebarro.com.br).

Pré- Escolar... As primeiras 20 matrículas efetuadas no 1º turno terão um desconto de 30% e no 2º turno de  20%.
      1º Ano Escolar... As primeiras 20 matrículas efetuadas terão um desconto de 20%.
     Taxa Administrativa – permaneceremos com o desconto de 10% para os que efetuarem este pagamento e renovação de matrícula até a data de 30/11/2012.
A vocês que estão renovando a confiança no CJB é uma imensa satisfação poder dar continuidade ao nosso trabalho. Muito Obrigado.
                                                                                                                                                              Atenciosamente,
                                                                                                                                                                                                 A Direção. .